Documento
Metadados
Tipo de evento
Título do evento
Amazônia, lugar da experiência
Descrição
Olhar para a Amazônia sempre foi uma necessidade premente para mim. Na tentativa de entender como sua história e particularidades são acionadas na produção artística, e geram obras que ao partir do local ativam questões que ultrapassam regionalismos, nasceu esse projeto.
O desejo pessoal de constituir uma coleção de arte produzida a partir da experiência de estar na Amazônia vem sendo nutrido há tempos, impulsionando-me ao desenvolvimento de pesquisas e à consequente reflexão sobre a arte produzida na região, gerando projetos, textos, publicações e curadorias.
O Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça / Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais 2010 da Fundação Nacional de Artes surgiu como a possibilidade de dar forma à Coleção Amazoniana de Arte da Universidade Federal do Pará, compilando obras significativas a partir de experiências diversificadas de artistas que se permitiram adentrar na região e vivê-la em suas diferenças, dialogando com tanto com o vernacular, quanto com referências sedimentadas na história da arte, ao tratarem de temas que concernem a experiência humana, ganhando dimensão universal.
Longe de se estabelecer em um colecionismo, ou como um “gabinete de curiosidades”, como o nome pode sugerir, esta coleção se distingue por não desejar agregar todos e quaisquer procedimentos artísticos constituídos na Amazônia, mas aqueles em que os artistas, provenientes ou não da região, se deixaram atingir pela força e pela dimensão desse lugar, projetando suas vivências em forma de arte. São múltiplas “Amazônias” que se apresentam e suscitam distintas experiências, desdobrando-se em práticas artísticas que ocorrem na fricção, no contato íntimo e, ainda, no estranhamento com este território.
Constituir essa coleção em uma instituição cuja missão é a construção do saber, como é a Universidade Federal do Pará, é fundamental e reflete a incumbência de um lugar que pensa o conhecimento em suas múltiplas configurações. Assim, compõe-se uma coleção em que a arte é a matéria do conhecimento e os experimentos dos artistas alimentam pesquisas, ensino e se desdobram em projetos para a sociedade, reiterando as práticas dos artistas que se atraíram e imergiram em questões da Amazônia.
A Coleção Amazoniana de Arte não encontra um fim em si mesma, mas se delineia como um processo em fluxo continuo e dinâmico, aspectos que irão somar-se na busca do aprofundamento da reflexão sobre a Amazônia por meio da arte e seus lugares de experiência.
Orlando Maneschy
Idealizador e Curador do Projeto
Ano do evento
2012
Data de estréia
13 de dezembro de 2012
Data de encerramento
17 de fevereiro de 2013
Local do evento
Cidade do evento
Instituição promotora do evento
Premiação do evento
Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça/Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais 2010 da Fundação Nacional de Artes
Home page do evento
Autoria do evento
Autoria
Orlando Maneschy
Tipo de autoria
Concepção, Elaboração, Coordenação
Autoria
Keyla Sobral
Tipo de autoria
Assistente Adjunto